O que é avaliação de maturidade digital e como implementar na sua empresa

16/03/2022 | Escrito por Laisa Oliveira

O que é avaliação de maturidade digital e como implementar na sua empresa

A maturidade digital de uma empresa é crucial no mundo conectado em que vivemos, porque reflete seu nível de imersão no mundo cibernético em relação a vendas e estratégias comerciais. Não apenas as vendas B2C, lideradas pelas grandes varejistas brasileiras, mas, também, as vendas B2B estão cada vez mais integradas à internet e, portanto, saber qual a maturidade digital de seu negócio permitirá estabelecer em qual ponto ele está e onde quer chegar em determinado período de tempo.

Como este conceito nem sempre é bem conhecido, vamos nos aprofundar no que significa maturidade digital. Em síntese, é a capacidade que sua empresa tem de administrar dados, permitindo que seja capaz de gerir o desenvolvimento de tecnologias que levem à otimização dos processos. Deste modo, aumenta também a produtividade e o seu desenvolvimento, com base em análises de dados.

Este é um processo de transformação digital na qual as empresas devem ser imersas, incorporando as mudanças na cultura organizacional da empresa e focando em ações que coloquem estes avanços direcionados aos clientes.

O modelo de maturidade digital tem a ver com o estágio em que a empresa se encontra, permitindo estabelecer metas de transformação que sirvam para medir o progresso até que chegue ao estágio máximo pretendido.
 

Como saber seu estágio de maturidade digital


O BGC (Boston Group Consulting) e o Google delinearam os quatro níveis de maturidade para direcionar a imersão das empresas neste modelo. Conheça:

Nascentes
São aquelas que ainda não têm resultados muito alinhados com os próprios dados coletados. Pode ser que o negócio tenha um site de e-commerce, mas ainda não manipula suas próprias informações para desenvolver técnicas que resultem em melhores resultados. Geralmente, baseiam-se nas experiências de outros sites para estabelecer suas estratégias de marketing e não calculam o retorno das suas ações voltadas para vendas.

Emergentes
Empresas que já acumulam uma quantidade de dados e até os levam em consideração ao executar operações, mas não gerenciam as informações nos momentos de tomadas de decisões estratégicas. Ou seja, são negócios que ainda não têm governança de dados.

Conectadas
Este estágio de maturidade digital designa as empresas que já compreendem os dados obtidos por meio dos múltiplos canais, desenvolvendo a capacidade de analisar as métricas e cruzar com os resultados. Com isso, conseguem usar as informações para tomadas de decisões e previsões de cenários.

Multimomento
Neste nível de maturidade, as empresas já usam a tecnologia de modo a proporcionar experiências personalizadas para seus clientes, independentemente do canal. Pesquisas indicam um crescimento de receita de 20% e de redução de custos na casa dos 30% ao atingir este estágio de maturidade. 
 

Como aplicar a análise de maturidade digital


A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) desenvolveu um modelo para a implantação e evolução da maturidade digital dentro das empresas, chamado de IMD (Índice de Maturidade Digital). Confira a seguir os passos propostos em artigo publicado em 2018, disponível em seu site:

1º PASSO: Mapear as tecnologias utilizadas

A primeira etapa é avaliar as ferramentas tecnológicas que a empresa adota e comparar: elas atendem às necessidades facilitando os processos diários dentro do seu negócio? Os colaboradores estão devidamente capacitados para dominar sua utilização? Para compreender este ponto, deve-se elaborar um mapa estratégico das tecnologias adotadas para os diversos setores (Financeiro, Clientes, Processos Internos e Aprendizado/Crescimento) e, a partir dele, fazer um estudo se a adoção destas tecnologias geram resultados

2º PASSO: Definir os indicadores

Com o mapa estratégico definido, deve-se definir os indicadores que farão parte do seu IMD, os indicadores para metrificar os objetivos, as metas estabelecidas e a coleta dos dados destes indicadores. 

3º PASSO: Calcule seu Índice de Maturidade Digital

Após definir os indicadores e o peso e o desempenho que cada variável terá, está na hora de estabelecer os parâmetros de desempenho com base em pesquisas históricas dos seus dados. O IMD é calculado pela média ponderada destes indicadores.

4º PASSO: O painel de controle

Com os dados coletados, elabore um painel da presença digital da sua empresa, que possibilite desenvolver gráficos sobre o desenvolvimento em cada setor. Isso permitirá visualizar mais facilmente os gargalos e ajudará a encontrar soluções que viabilizem a evolução da maturidade digital.

Como já é de se imaginar, o trabalho é árduo e nem sempre fácil, embora extremamente necessário para aumentar receitas, reduzir custos e alcançar o sucesso. Para elaborar a análise de maturidade digital de sua empresa, a Smart Demand tem a expertise e os especialistas que facilitam este processo.
 

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